XIV MOSTRA E VIII CONCURSO NACIONAL DE VIOLÃO
FRED SCHNEITER
foto_fred.jpg

LUIS CARLOS BARBIERI

 

 

Carioca, nascido em 1963, iniciou aulas com o violonista Sérgio Assad, em 1980, desenvolvendo-se musical e tecnicamente com este até 1985.

Na UFRJ concluiu o Bacharelado em Violão, em 1991, e o Mestrado em Musicologia, em 2012, cujo tema foi “Catálogo Geral e Revisão Crítica da Obra para Violão Solo de Fred Schneiter”.

                            

Ficou conhecido pelo seu trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual realizou, por 14 anos, concertos nas principais Salas do Brasil, além da Argentina, México, Itália, Áustria, Suíça e Portugal. Com o Duo gravou 3 CDs no Santuário Ecológico do Caraça (MG), entre 1995 e 1999. Em 2017, foi lançado o CD “Duo Barbieri-Schneiter Arquivo: Bach e Mozart” com gravações ao vivo do Duo, na Sala Cecilia Meireles, Auditório Guiomar Novaes e Auditório da Aliança Francesa da Tijuca.

 

Gravou quatro CDs solo: “1984” (1984),“Barbieri & Schneiter solo” (2002), “Violão Urbano” (2006) e “Melodia Sentimental” (2016).

Em 2003 sua música “Prelúdio e Dança nº 1” foi editada pela Edizioni Carrara (Itália).

 

É membro da AV-Rio (Associação de Violão do Rio), desde 2001, onde coordena o projeto AV-Rio Social, que oferece o Curso de Iniciação ao Violão Clássico, com aulas gratuitas de violão. Em 2007, atuou como Diretor-Presidente da Associação.

 

Como destaques internacionais Barbieri realizou, como solista, concertos na Europa e regularmente participa de festivais de violão na América Latina.

 

Desde 2008, produz e apresenta o programa semanal “Violões em Foco”, na Rádio MEC, que é destinado aos acontecimentos do mundo violonístico, e retransmitido por emissoras em Campinas (SP) e Salvador (BA).

 

Em 2012, lançou o CD “OITIS”, ao lado da soprano Mimy Cassiano e da flautista Maria Carolina Cavalcanti, totalmente dedicado às composições de Sérgio Roberto de Oliveira.

 

Atualmente é professor de violão das atividades opcionais da Escola Alemã Corcovado e do Colégio Cruzeiro (Jacarepaguá) no Rio de Janeiro.